segunda-feira, 11 de maio de 2009

Túnica para dançar o Khaleege + CD de ritmos


Para dançar o Khaleege usa-se o "Tobe al Nashar" ou Longa Túnica. Por baixo, pode-se usar calça "jeannie" ou vestido. As bailarinas profissionais podem usar a roupa tradicional de 02 peças usadas na dança do ventre.
Khaleege ou Khalije significa golfo.
É uma dança típica dos países da região do Golfo Pérsico:Emirados Árabes Unidos, Arábia Saudita, Qatar, Bahrein (ilha), Kuwait, Iraque e Irã.
A principal característica dessa dança são os movimentos de cabeça para utilização dos cabelos, sendo, também rica em movimentos de mãos, braços, busto e ombros, efetuando gestos que demonstram timidez, tendo ainda como passo básico uma forma de arrrastar os pés (como se estivesse manca) utilizando levemente o quadril com acentuações ou ondulações com ênfase para cima.
No estilo Iraquiano, usam também as mãos batendo no corpo, o que certamente é de influência cigana, uma alusão aos antepassados em tempos remotos. Marcam o quadril ajustando a bata a ele. A destrreza com a bata e a agilidade das mãos é imprescindível.
Pois bem, tive um número de Khaleege junto com mais 2 amigas e companheiras de dança. Nós nos apresentávamos sempre, contudo a vida seguiu, nós nos separamos por obra do destino, mas sei que, se um dia tivermos a sorte de nos reencontrar, tenho certeza de que ainda nos lembraremos da coreografia que fizemos juntas.
Me despeço deste capítulo da minha vida, passando adiante esta túnica com um CD de ritmos de dança do ventre, por R$ 30,00.
Vivi momentos muito felizes quando dancei com esta roupa.

2 comentários: